Pai de Dani Alves elogia atitude do filho e diz: "Vou passar a plantar banana"

Dono de uma plantação de frutas, agricultor Domingos Alves critica o racismo, e
mãe se emociona: "Pensei: ele ainda lembra o que ensinei. Tapa no preconceito"

Por Juazeiro, BA
28 comentários
 
Um dia depois de "engolir" o preconceito e comer uma banana atirada dentro de campo, o lateral baiano Daniel Alves ganhou o apoio da família. Pai do jogador, o agricultor Domingo Alves conversou com a reportagem do G1 e fez críticas ao preconceito.
- Não é só macaco que gosta de banana, não. E o que é que tem o macaco? Esse preconceito é besteira. Eu encaro isso aí como uma pessoa que não tem o que fazer e quer aparecer. Preconceito é muito difícil de acabar porque quando não é de uma coisa é de outra. Falam se a pessoa não se veste bem, se é pobre, se é negro. E esse preconceito no futebol já aconteceu com colegas dele, como o Neymar – disse.
Mãe do jogador, Lúcia Ribeiro conta que aconselha Daniel a não reagir às críticas. Para ela, a atitude do filho foi um tapa na cara dos preconceituosos.
pai daniel alves (Foto: Lúcia Ribeiro/Arquivo Pessoa)Pai de Daniel Alves adere à campanha contra o preconceito (Foto: Lúcia Ribeiro/Arquivo Pessoa)
- Eu sempre disse a Daniel que tudo o que vier para atingir, inclusive as críticas, a gente não reage. Se reagir, atinge. Se não reagir, acaba. Quando vi aquilo (Daniel comendo a banana em campo), pensei: Meu deus, ele ainda lembra do que ensinei. É um tapa na cara do preconceito – disse a mãe do lateral.
A família do jogador ainda mora na cidade de Juazeiro, região norte da Bahia, onde Daniel nasceu e morou até a adolescência. Domingo Alves possui uma plantação de frutas. Depois da atitude do filho, o agricultor avisa que irá plantar bananas.
- Eu planto manga, coco, melão, melancia, maracujá e agora vou plantar banana. Já estava com a ideia, e depois dessa história, vou plantar banana. Até já encomendei as mudas. [A fruta] Vai ficar mais cara e melhor de trabalhar com ela - brinca o agricultor.
Para Domingos, o único problema da reação de Daniel foi o risco de comer algo com substâncias desconhecidas e afirmou que a pessoa que praticou o racismo tenta ofender, mas destrói a si próprio.
- É perigoso também porque a pessoa pode colocar alguma coisa [dentro da banana] com intenção diferente. Jogou para chamar de macaco, negro, mas uma pessoa dessas pode ter coragem de colocar outra coisa diferente, até um veneno. Ainda não falei com ele depois disso, mas vou avisar a ele pra não comer mais banana assim no campo. A pessoa jogou com intenção de provocar, chamar ele de negro, macaco. É uma pessoa que quer aparecer. Só que ele não aparece não. Só se destrói querendo ofender os outros – disse.
Daniel Alves, Villarreal x Barcelona (Foto: AFP)Daniel Alves em ação contra o Villarreal  (Foto: AFP)
COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Pai de Dani Alves elogia atitude do filho e diz: "Vou passar a plantar banana""

Postar um comentário